Observatório Social de Foz lança cartilha para estimular cidadania entre jovens

01 de outubro de 2018 13:44

Veja outras publicações das mesmas tags:

Material será distribuído em escolas do ensino médio com o objetivo de despertar cidadania entre os adolescentes. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR VERSÃO DIGITAL.

A formação de cidadãos críticos, conhecedores de seus direitos e deveres e cientes da importância de acompanhar a gestão pública levou o Observatório Social de Foz do Iguaçu (OSFI) a lançar a cartilha “Somos todos cidadãos – Transforme sua indignação em atitude!”.

A publicação aborda temas como viver em sociedade, educação fiscal e para a cidadania, tributos, corrupção, controle social dos gastos públicos, transparência, além da estrutura dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O material traz ainda dicas de sites para acompanhar gastos públicos e um teste de ética.

A cartilha tem como público-alvo estudantes do ensino médio. Serão distribuídos, inicialmente, dois mil exemplares em colégios com a finalidade de levar as informações e provocar debates entre os adolescentes, promovendo uma educação para a cidadania. Sua versão digital está disponível no site do OSFI.

Para atrair atenção dos adolescentes, o simpático “Lupinha”, uma espécie de mascote, apresenta o conteúdo numa linguagem simples, objetiva e informal. A produção tem patrocínio do Parque das Aves e apoio da Sicredi e Mediterrâneo Marketing e Propaganda.

Thyago Vieira Klipe, Leonor Venson de Souza e Elena Losi

Thyago Vieira Klipe, Leonor Venson de Souza e Elena Losi

A presidente do OSFI, Leonor Venson de Souza, explica que a ação visa a sensibilizar a cidadania entre os jovens iguaçuenses. “A pessoa elege seu representante e depois fica só assistindo o gestor. O voto é parte do processo. O objetivo deste projeto é contribuir para a formação do cidadão e estimular a participação na gestão pública”, afirma.

Segundo Leonor, a educação é o caminho para o desenvolvimento. “O OSFI pretende reforçar aos alunos a importância do controle externo, educação fiscal e do acompanhamento no controle dos gastos públicos, contribuindo para a formação da cidadania e redução da corrupção”.

Observatório
O Observatório Social de Foz do Iguaçu foi criado em 2009 por iniciativa do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da ACIFI e diversas entidades da sociedade civil. Ele desempenha um papel fundamental para garantir a aplicação eficiente de recursos públicos na cidade, por meio da promoção da cidadania fiscal e controle social.

Para executar suas atividades, o OSFI conta com doações voluntárias de entidades e empresas que compreendem e valorizam a essência de seu trabalho. Saiba mais em www.fozdoiguacu.osbrasil.org.br. Ou pelo telefone (45) 3521-3306 e e-mail fozdoiguacu@osbrasil.org.br.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br