Observatório Social e equipe do Ministério da Economia tratam de parcerias

Participaram da reunião uma diretora e dois coordenadores do órgão federal, das áreas de transferências da União, governança e tecnologia.

09 de julho de 2021 20:19

A equipe do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) reuniu-se com uma diretora e dois coordenadores do Ministério da Fazenda, nessa quinta-feira, 8, para debater parcerias e instrumentos de controle social. Consultor e ex-presidente nacional do OSB, Ney Ribas também participou da videoconferência.

Os técnicos do ministério participantes da reunião foram: Tamara da Conceição Carvalho de Castro; coordenadora-geral de Governança; Regina Lemos Andrade, diretora do Departamento de Transferências da União; e José Antonio de Aguiar Neto, coordenador-geral da Plataforma Tecnológica + Brasil. A equipe técnica e membros do Grupo de Trabalho de Obras representaram o OSB – FI.

No diálogo, foram discutidas formas de monitoramento das contas públicas, conciliando participação cidadã e uso de ferramentas tecnológicas. Na reunião, os técnicos do governo federal também detalharam as funcionalidades e formas de uso da Plataforma + Brasil, que em breve deverá concentrar todas as transferências da União aos entes federados.

Capacitação e inovação em controle social fizeram parte da pauta. Outra ação destacada foi a Força Tarefa Cidadã, um mutirão de análise das contas públicas e encaminhamento para providências das prefeituras, que ainda resultou na formação de 155 auditores cidadãos, etapa que está sendo concluída neste ano.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br