Observatório Social e Unila terão parceria para fortalecer controle social

Reunião da diretoria destacou a integração da entidade com a comunidade e as instituições públicas e privadas de Foz do Iguaçu.

05 de julho de 2021 18:16

A relação com a comunidade foi destaque na reunião da diretoria do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI), quinta-feira, 1º. Um dos pontos debatidos foi o protocolo de intenções que será firmado entre a entidade e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) para o fortalecimento das ferramentas e práticas de controle social no município.

Com a parceria, será possível manter projetos, selecionar estagiários e bolsistas para as atividades do OSB – FI. Uma das ações que já está em desenvolvimento abrange a análise de indicadores municipais, por meio de uma plataforma com informações e dados consolidados, reportados ao Tesouro Nacional pelas prefeituras. Esse trabalho terá um estagiário, universitário da Unila, e quatro voluntários.

“Temos uma universidade federal na cidade que foi um sonho embalado por todos nós durante trinta anos. Temos representantes e diálogo com as autoridades em Brasília. Vamos utilizar essa rede para o benefício de Foz do Iguaçu”, enfatizou o presidente do Observatório Social, Danilo Vendruscolo. “Para isso, contamos com as cabeças que estão em nossas instituições públicas e privadas, que são de ótimo nível”, completou.

Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças do OSB – FI, Walter Venson argumentou na mesma direção, reforçando a importância da parceria com a academia. “Uma força muito grande está emergindo da gestão das universidades federais de todo o país. Elas estão procurando instituições privadas e da sociedade civil organizada. É uma nova política de reaproximação com o conjunto da sociedade”, apontou.

“A Unila está se fortalecendo sobre novas bases, o que é muito relevante para Foz do Iguaçu, considerando o papel que a universidade pública tem a desenvolver junto à sociedade em que está inserida”, referendou Jaime Nelson, vice-presidente para Assuntos Administrativos e Financeiros do Observatório Social. “Teremos uma parceria de muitos frutos”, apontou.

Multiplicar fiscais de obras

Outro ponto de pauta do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu foi a ampliação dos canais de diálogo com a comunidade iguaçuense, por meio da imprensa e de ações com a população. Uma ideia que começou a ser alinhada trata de constituir multiplicadores de controle social nos bairros, dotando os próprios moradores de instrumentais para monitorar obras, por exemplo.

Nesse contexto, a equipe técnica está desenvolvendo um tutorial para orientar as pessoas para que possam utilizar todos os recursos que fazem parte do Portal da Transparência, uma ferramenta indispensável para o monitoramento da aplicação do dinheiro público.

Reconhecimento

A vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia, Maria das Graças Braga Bergmann, compartilhou uma conquista para o Observatório Social. A entidade será contemplada com recursos da Campanha Outubro Rosa, realizada anualmente pelo Conselho da Mulher Empresária e Executiva da ACIFI. A ação comercializa camisetas e reverte a renda para instituições com reconhecido trabalho social em Foz do Iguaçu. “Conseguimos aprovar que o resultado da campanha deste ano será dividido entre o Observatório Social e o Oncofoz, em partes iguais”, disse. “Entendemos que o recurso será melhor utilizado pelo OSB, em ações que geram outras melhorias para a cidade, do que repassá-lo para uma ação que seja paliativa”, explicou. Ela adiantou que o Outubro Rosa terá a parceria com o Centro Universitário UDC.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br