Observatório Social realiza segundo estudo sobre compras públicas em Foz

Levantamento irá apurar o valor das licitações que ficou em Foz do Iguaçu no ano passado, além das empresas vencedoras de cada certame.

25 de abril de 2022 12:41

O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) e a NK Consultoria Financeira realizam o segundo levantamento com o sistema Inteligência de Dados Aplicados em Indicadores de Licitações (IDAIL). O objetivo é apurar os resultados das compras públicas iguaçuenses em 2021.

A primeira edição, com dados de 2020, foi demonstrado que somente 20% dos recursos de licitações da prefeitura e de outros órgãos municipais ficaram na cidade. O levantamento mobilizou o poder público, resultando em um projeto de lei na Câmara de Vereadores e sancionada pelo Executivo para priorizar empreendedores iguaçuenses nos processos de compras.

Nesta edição, o estudo terá três inovações. As empresas vencedoras das licitações serão identificadas pelo CNPJ, para não ocorrer duplicação, e serão inseridos processos de dispensa e inexigibilidade, não elencados em 2020. Outra novidade será a verificação da quantidade de empresas de Foz do Iguaçu que participaram de cada licitação.

O trabalho é enorme, realizado diariamente por técnicos e voluntários do Observatório Social e da NK, parceiros na iniciativa. A empresa de consultoria não cobra pelos serviços dedicados ao projeto. A previsão é incluir no IDAIL cerca de 800 processos, soma de licitações e das chamadas contratações diretas, as dispensas.

Ao término do levantamento será possível comparar os resultados das licitações em 2020 e 2021, estabelecendo uma proporção de um ano para o outro. No ano passado, o volume de recursos destinados às contratações da prefeitura e outros órgãos municipais foi superior ao período anterior.

Replicabilidade

O OSB – FI compartilha a ferramenta e a metodologia do IDAIL com outros observatórios sociais do país. Em Mandaguari (PR), uma das cidades em que os observadores já adotaram o sistema, o levantamento foi concluído e o resultado está sendo trabalhado a fim de colaborar com políticas públicas para beneficiar a economia local.

Parte da equipe do Observatório Social em Foz do Iguaçu – Foto: Divulgação

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br