Voluntários do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu/PR recebem homenagem da Itaipu Binacional

OSB-FI recebe reconhecimento da Itaipu Binacional por atividades de seus voluntários em Grupo de Trabalho de Acompanhamento de Obras Públicas

26 de maio de 2021 20:59

Funcionários aposentados da empresa, eles atuam no controle da qualidade e dos preços de obras públicas no município.

A atuação do Grupo de Trabalho de Obras (GT Obras) do Observatório Social do Brasil em Foz do Iguaçu (OSB-FI) possibilita economia ao erário e qualidade na execução de obras públicas. Voluntários do grupo receberam homenagem da Itaipu Binacional, nessa terça-feira, 25.

Eles são funcionários aposentados da empresa. Em uma cerimônia marcada pela emoção, no Centro Executivo da binacional, os voluntários tiveram o trabalho para a melhoria da cidade e a favor da coletividade reconhecidos pelo diretor-geral brasileiro da usina, general João Francisco Ferreira.

Um dos voluntários do OSB-FI homenageados foi Marco Aurélio Escobar, que ocupou o cargo de superintendente de Obras na Itaipu, onde trabalhou por 35 anos. “O trabalho que fazemos no Observatório é muito gratificante, e uma recepção como essa nos enche de motivação para continuar nessa luta”, agradeceu.

“Esse tipo de trabalho é um exercício de cidadania e nos faz acreditar ainda mais em nosso país”, enfatizou general João Francisco Ferreira, ao reforçar o papel da sociedade no acompanhamento das ações públicas. “É como dizem: ‘não somos muitos, mas somos bons’, e vocês certamente são uma motivação a todos”, completou.

Presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Danilo Vendruscolo destacou a qualidade técnica dos voluntários e a importância do controle social. “Esse time tem um conhecimento incontestável. Precisamos propagar ainda mais essa ação do bem, em prol do coletivo”, sublinhou.

A ações do Observatório Social no monitoramento e acompanhamento de licitações em Foz do Iguaçu resultaram em uma economia de R$ 59 milhões aos cofres públicos municipais, entre 2011 e 2020. São contratos referentes a compras e execução de obras e serviços.

Grupo premiado

A atuação do GT Obras do Observatório Social já rendeu dois prêmios nacionais, em 2019. As conquistas foram o 1º lugar no Concurso Nacional de Boas Práticas do Observatório Social do Brasil, e o 2º lugar no Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal, na categoria Responsabilidade Social.

O grupo de trabalho acompanhou a execução de mais de 30 obras públicas, até o ano passado. São equipamentos de saúde e educação, obras de drenagem e pavimentação, reformas e ampliações fundamentais para a oferta de serviços públicos para a população iguaçuense.

(Com informações da Itaipu Binacional)
Crédito da foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br