Observatório Social avança na elaboração do planejamento estratégico

Em reunião da diretoria, voluntários que trabalham na Itaipu Binacional apresentaram as linhas gerais do documento, a partir de informações recolhidas em seminário.

30 de setembro de 2022 11:35

Durante reunião da diretoria, nessa quarta-feira, 28, voluntários que trabalham na Itaipu Binacional apresentaram as bases do planejamento estratégico do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB-FI), que está em construção. O conteúdo expressa, de forma sistematizada, as informações recolhidas em seminário realizado no mês passado.

O documento, norteador das ações e objetivos da entidade, é elaborado de forma colaborativa entre diretoria, técnicos, voluntários e mantenedores do Observatório Social. A condução do trabalho, que é gratuito, é dos profissionais Eduardo Moreira, Fabrício Rocha, Gilmar de Oliveira e Haralan Mucelini, que atuam em áreas de gestão, administração e compliance na empresa binacional.

A elaboração do planejamento estratégico, até o momento, parte das respostas dos participantes do Observatório Social durante a abordagem denominada de investigação apreciativa, que é uma análise positiva sobre a organização. Também contempla a sistematização das demandas, propostas e sugestões com o uso da ferramenta Balanced Scorecard (BSC).

Conforme Haralan Mucelini, com as informações recolhidas chegou-se à proposta de mapa estratégico, que contempla quatro perspectivas: financeira, aprendizado, processos e sociedade. “Com a definição de perspectivas, definimos a lógica para priorizar as ações na organização”, frisou.

Presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento explicou que o documento será submetido ao coletivo e novos encontros, em datas breves, serão realizados para dar continuidade à confecção do planejamento estratégico. O trabalho seguirá sendo colaborativo, envolvendo as pessoas que atuam na entidade.

“Impressionou-me a forma como a equipe de profissionais em gestão conseguiu pegar o resultado de nosso seminário e chegar a esse desenho, que reproduz a realidade do OSB – FI”, revelou Jaime. “Essa proposta expressa com bastante clareza o que somos e fazemos”, enfatizou, parabenizado os colaboradores da Itaipu que conduzem a elaboração do planejamento estratégico do Observatório Social.

Outras decisões

Ainda na reunião da diretoria do Observatório Social em Foz do Iguaçu, foram deliberadas:

  • Reunião com diretores e acadêmicos da Descomplica Uniamérica Centro Universitário para definição de ações em comunicação com a comunidade;
  • Planejamento de iniciativas de controle social em espaços públicos para o ano que vem;
  • Aprovação do segundo relatório quadrimestral de 2022; e
  • Efetivação do voluntário Moisés de Andrade Souza no Conselho Fiscal, em substituição a Cristiane Maria Silva.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br