Dia de Combate à Corrupção: defender a ética e integridade é um dever coletivo

Corruptos abocanham 8% do PIB mundial; cada cidadão trabalha 29 dias por ano para pagar essa conta.

09 de dezembro de 2022 14:01

A escola que não foi construída ou teve um custo muito mais alto. O serviço de saúde que não funciona. Ruas esburacadas, praças abandonadas e cidade insegura. Esses são alguns problemas ocasionados pela praga da corrupção!

Anualmente, o 9 de dezembro marca o Dia Internacional da Corrupção. Para o Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB-FI), é uma data para reflexão e um chamado à ação diária de toda a sociedade em defesa da ética e da integridade.

Os números são gritantes. A corrupção pode custar 8% do PIB mundial, o que representa R$ 160 bilhões ou, ainda, 29 dias de trabalho do cidadão que se perde no ralo dos malfeitores, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, de 2019.

É por isso que o manifesto da Rede OSB diz: não vamos desistir do combate à corrupção. Para isso, o cidadão deve ser o grande protagonista da transformação, podendo juntar-se ao trabalho voluntário diário e “formiguinha” de monitoramento dos gastos do poder público.

Em Foz do Iguaçu, a economia aos cofres públicos aproxima-se de R$ 20 milhões em 2022. Esse resultado é fruto do trabalho de acompanhamento das licitações públicas feito pelo Observatório Social, uma das iniciativas da entidade feita por técnicos e voluntários.

Leia o manifesto contra a corrupção do Sistema OSB.

Junte-se ao Observatório Social em Foz do Iguaçu e entre em campo contra a corrupção!

Foto ilustrativa: Agência Brasil/Arquivo

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br