Economia local: Observatório Social fortalece comitê de desenvolvimento

Incentivo ao associativismo, educação empreendedora e ampliação do acesso ao crédito integram as primeiras ações do colegiado programadas para 2023.

01 de março de 2023 19:27

O Observatório Social em Foz do Iguaçu integra o Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM), que reúne diversas instituições. Nesta semana, o colegiado definiu as primeiras ações para o ano de 2023. As prioridades serão:

  • fomento do associativismo;
  • acesso ao crédito;
  • educação empreendedora; e
  • desburocratização.

Entre essas ações, está incluída a segunda fase do “Foz Desenvolve”, programa que prevê a desburocratização e a eficiência nas instâncias do poder público. Ainda, contempla apoio pequenas e microempresas.

Além de atuar no Comitê Gestor, o Observatório Social faz parte e realiza outras ações que visam ao desenvolvimento de Foz do Iguaçu, especialmente entre pequenos e micros empreendedores. Essa é uma atribuição assumida pelo Sistema OSB.

A entidade iguaçuense de controle social monitora licitações públicas a fim de garantir a observância da reserva legal para micro e pequena empresa. Os certames devem destinar 25% dos valores para disputa entre esses empreendimentos.

Comitê Gestor de Desenvolvimento reúne secretarias, universidades e sociedade civil organizada – foto: Divulgação

A cada terça-feira, o Observatório Social divulga as licitações de compras municipais de serviços e materiais, que acontecem durante a semana (acompanhe aqui). São editais de sete órgãos: prefeitura, Hospital Municipal, Câmara de Vereadores, Fozprev, Fozhabita, Foztrans e Fundação Cultural.

Também faz parte do programa Compras Mais Local, que reúne diversas organizações. O objetivo é ajudar empresários a participar de licitações no município, ofertando treinamento, orientação e palestras sobre sistemas de compras dos entes públicos.

Em parceria com a NK Consultoria, o Observatório Social afere quanto dos recursos de licitações municipais ficam em Foz do Iguaçu. A partir desse levantamento, mobiliza a comunidade e o poder público a fim de que mais empresas participem e vençam os certames.

Comitê

O Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM) é formado por secretarias municipais, instituições de ensino superior e sociedade civil organizada. É constituído por seis grupos de trabalhos e possui encontros periódicos de deliberação.

Imagem da capa: Rafaela Buono e Amabily Almiron, da equipe técnica do Observatório Social, durante grupos de trabalho do comitê – foto: Divulgação

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br