Foz do Iguaçu fica na 90.ª posição em desenvolvimento no Paraná

Observatório Social foi atacado por secretário municipal ao mostrar a realidade socioeconômica, a partir de dados públicos e oficiais.

17 de outubro de 2023 17:41

O Observatório Social em Foz do Iguaçu venceu pela terceira vez prêmio nacional de boas práticas com o trabalho de produção de indicadores de gestão. É uma das finalidades da instituição, desenvolvida em conjunto com parceiros, como a Unila.

Em novo estudo, a entidade analisou agora dados oficiais do Governo do Paraná e do Censo, entre outros, para comparar a situação socioeconômica de Foz do Iguaçu com a de outras cinco cidades. São indicadores que abrangem o período de doze anos, a partir de 2010.

Bastou apenas isso para os voluntários do Observatório Social serem atacados por um porta-voz da administração iguaçuense. O secretário municipal afirmou que o estudo teria “viés eleitoral”, manifestando-se ofensivamente em jornal diário (que concedeu espaço para a resposta da entidade).

O agente público não questionou ou corrigiu nenhum dado do estudo, e sequer contextualizou as ações governamentais frente aos números. Preferiu ele agredir a reputação da entidade, evidente demonstração de quem busca abafar o debate sobre os indicadores, que são públicos.

O diagnóstico constatou que Foz do Iguaçu, a sétima maior cidade do estado, ocupa apenas a 90.ª posição em desenvolvimento. O desempenho em emprego e renda, saúde e educação a deixa atrás de municípios vizinhos – Medianeira e Toledo –, ou de mesmo porte, caso de Cascavel e Maringá.

Interessa à entidade discutir a razão de o orçamento de Foz do Iguaçu crescer vertiginosamente, sem que serviços públicos entregues à população acompanhem essa evolução. Importa pensar nas causas da taxa de emprego formal de 21%, que é o estoque de trabalho dividido pelo número de habitantes, enquanto outras localidades chegam perto de 40%.

O Observatório Social atua com base em condutas e normas internas que afastam qualquer motivador político-partidário ou eleitoral. Há 14 anos, seus membros – diretoria, voluntários e técnicos – são selecionados a partir de um critério inarredável: a não filiação a partidos.

O Observatório Social recebeu com indignação a tentativa diversionista, por ter como autor um agente de longo percurso no poder público. Inclusive, ele já ocupou a pasta de saúde, área em que Foz do Iguaçu pena no 274.º lugar no ranking oficial do estado, entre 399 cidades.

O Observatório Social não se deixa intimidar e reafirma o compromisso com a população, em prol da transparência e do bom uso dos recursos do cidadão. E reforça à Câmara de Vereadores o pedido de audiência pública para expor a realidade socioeconômica de Foz do Iguaçu para a comunidade.

Foz do Iguaçu, 16 de outubro de 2023.

Observatório Social em Foz do Iguaçu

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br