Foz do Iguaçu integra abertura da semana de lives do Sistema OSB

Presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Danilo Vendruscolo detalhou o trabalho vencedor do 4º Concurso Nacional de Boas Práticas

08 de dezembro de 2021 12:05

O presidente Danilo Vendruscolo representou o Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) em entrevista ao vivo no canal do Sistema OSB, nessa segunda-feira, 6, na abertura da Semana de Reflexões Contra a Corrupção. A entidade iguaçuense venceu o 4º Concurso Nacional de Boas Práticas 2021, promovido pela rede de observatórios sociais em todo o país.

Mediado por Kenia Dorl, da área de Desenvolvimento de Novos Projetos do OSB, o diálogo também contou com a presença de dirigentes dos observatórios de Brusque (SC) e Limeira (SP), que obtiveram a segunda e a terceira colocação na premiação. Durante a live, foram exibidos os três vídeos vencedores do concurso nacional que reconhece as melhores práticas de controle social nas cidades.

Em sua explanação, Danilo ressaltou a qualidade e o comprometimento da equipe de voluntários, técnicos e dirigentes do OSB – FI. Detalhou como é o trabalho em prol da “Transparência em compras, editais e obras”, que foi o primeiro colocado no Concurso Nacional de Boas Práticas deste ano, e as melhorias que já ocorrem com essa intervenção.



“Primeiro, atuamos por melhorias no Portal da Transparência para que todos os munícipes consigam acessá-lo e fazer a sua leitura, com informações lançadas de forma mais clara”, explicou. “Deixamos a população ciente de que todo o recurso público exige que seja pública a forma de sua aplicação”, completou Danilo Vendruscolo.

O presidente do OSB – FI relatou que, depois disso, foi sugerida uma série de melhorias ao poder público. “As primeiras foram o plano anual de compras e a padronização dos editais de compras públicas, já que 80% do trabalho de monitoramento de licitações feito pelo Observatório ocorre por compras mal feitas, em que para os mesmos produtos os preços são diferentes”, exemplificou.

Na live do Sistema OSB, Danilo também destacou o trabalho do GT de Obras, que faz o acompanhamento dos serviços de engenharias. “Temos avanços por conta desse trabalho, mas, via de regra, as obras sempre atrasam. Por isso, acompanhamos para que o cronograma financeiro acompanhe o físico, ou seja, que a empresa não receba pelo que ainda não fez, além da qualidade desses serviços”, apontou.

Ao parabenizar o trabalho dos controladores sociais em Foz do Iguaçu, Kenia Dorl sublinhou que a ação da entidade beneficia a cidade e a população em vários setores. “O trabalho acaba se espalhando em várias áreas. E a gente percebe também que vocês pegaram um ponto que é muito importante e envolve muito dinheiro, que são as obras”, elogiou a integrante do Sistema OSB.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br