Foz do Iguaçu tem o 7.º Observatório Social mais eficiente do país

Foram avaliadas mais de cem cidades integrantes do Sistema OSB; certificação resulta do alcance de metas obrigatórias.

06 de janeiro de 2023 13:04

O Observatório Social do Brasil Foz do Iguaçu (OSB – FI) obteve a sétima colocação no Programa OSB 100% Eficiente, em que foram avaliadas entidades de controle social de 104 cidades brasileiras. A iniciativa visa a reconhecer e disseminar boas práticas de gestão.

Criado há dois anos e reformulado em 2022, o programa identifica observatórios sociais que cumprem metas obrigatórias de gestão, ligadas à qualidade do serviço de interesse público prestado, a partir de 24 critérios. As entidades são certificadas com o selo do programa concedido pelo Sistema OSB.

O OSB em Foz do Iguaçu ficou à frente de grandes cidades e de capitais brasileiras, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC). No Paraná, conquistou a segunda colocação, atrás do município de Campo Mourão.

“Esse é um resultado que comemoramos porque reflete o esforço coletivo de voluntários, mantenedores, técnicos e diretores para manter uma gestão eficiente e transparente”, destaca o presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento. “É um mérito de todos”, completa.

“Outra virtude desse reconhecimento é que os critérios de certificação estão relacionados a rotinas ligadas à atividade-fim na nossa instituição, que é o controle social”, reflete. “A ‘casa arrumada’ reflete em bom serviço para a população”, pontua Jaime.

O selo OSB 100% Eficiente resulta da análise de 24 critérios, distribuídos entre quatro grandes metas, além de metas extras e pontos bônus. Para o ranking nacional, são considerados itens como realização de atividades públicas, prestação de contas, site atualizado, interação com as ações da rede, parcerias e apresentação de boas práticas de controle social.

Jaime Nascimento: “A casa arrumada reflete em bom serviço para a população” – Foto: Assessoria

Eficiência

Presidente do Sistema OSB, Jean Pedroso explica que o programa foi elaborado para que seja mantido um padrão de qualidade e que os observatórios evoluam. A instituição, ao seguir procedimentos eficientes, “passa a credibilidade necessária para a sociedade onde atua”, expõe.

“Tão importante quanto fazer o trabalho que nos propomos, e os observatórios fazem com maestria, é não perdermos nossa credibilidade conquistada”, salienta Jean. Afinal, são quase 15 anos de Sistema OSB enredando esforços pelo controle social nas cidades do Brasil.

Trabalho voluntário

O Observatório Social em Foz do Iguaçu não possui vínculos partidários, com governos ou com órgãos formais de controle. As atividades da instituição são custeadas por mantenedores e parcerias, não admitindo repasse de dinheiro público.

Toda pessoa interessada pode ser voluntária, passando a atuar no monitoramento da aplicação dos recursos públicos municipais de Foz do Iguaçu, a partir de procedimentos técnicos e padronizados. O principal critério é não possuir filiação político-partidária.

Saiba mais e entre em contato

Site: fozdoiguacu.osbrasil.org.br

Redes sociais: facebook.com/osbfozdoiguacu e instagram.com/osbfozdoiguacu

E-mail: fozdoiguacu@osbrasil.org.br

Telefone: (45) 98823-5350 (WhatsApp) e 3198-9185

(AI Observatório Social em Foz do Iguaçu)

Imagem da capa: voluntários e mantenedores do OSB durante seminário de planejamento – Foto: Assessoria

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br