Índice de governança contribui para a administração pública eficiente e o controle social

Conselho Regional de Administração e Observatório Social promoveram workshop para ampliar uso da plataforma IGM-CFA em Foz do Iguaçu.

02 de dezembro de 2022 13:55

Identificar deficiências, oportunidades e boas práticas, priorizar ações, planejar com base nos resultados e auxiliar no controle social. Essas são algumas competências do Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), tema de workshop promovido pelo Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) e pelo Observatório Social em Foz do Iguaçu.

Em dois dias, quarta e quinta-feira (30 e 1.º), administradores, gestores, agentes políticos, controladores sociais, secretários e diretores da prefeitura foram capacitados para utilizar a plataforma on-line. O treinamento também possibilita realizar o diagnóstico do município.

O IGM é uma ferramenta elaborada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) para subsidiar a tomada de decisões a partir de resultados, norteando o planejamento e a execução de políticas públicas. O instrumento apresenta um ranking entre os municípios, com base em 12 indicadores, 30 variáveis, nas dimensões de finanças, gestão e desempenho.

“O índice é uma métrica da governança pública dos municípios, um parâmetro, um olhar completo”, afirmou Leonidas Lopes de Camargo, coordenador da Câmara de Gestão Pública do CRA-PR, que aplicou o workshop. “Administração pública com profissionalismo e governança é o que se busca com essa ferramenta, que pode ser utilizada por todos os municípios do país”, completou.

Conforme disse o administrador, o objetivo é disseminar o uso do IGM-CFA pelo poder público municipal e organizações da sociedade civil organizada. “Nenhum outro indicador tem esse olhar tridimensional, que abrange eficiência, eficácia e efetividade ao abordar de forma integrada as dimensões de finanças, gestão e desempenho. E fazer mais com menos é o que toda a sociedade espera das gestões”, ponderou Leonidas.

Resultado é o foco

Presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento ressaltou que a entidade poderá adotar IGM-CFA para mensurar as políticas públicas em áreas como educação, saúde, desenvolvimento, finanças, entre outras. É uma maneira de acompanhar o desempenho da gestão pública de forma mais ampla, analisou.

“Fazemos a análise sistemática das compras, que são meios, não o fim da gestão. O IGM-CFA poderá ser um aliado para a análise dos resultados, por meio de inúmeros indicadores”, pontuou. “Ferramentas dessa natureza permitem verificar se gestores estão realmente conseguindo levar a efeito uma boa administração”, finalizou Jaime.

Teoria e prática

O workshop em Foz do Iguaçu possibilitou uma imersão pelo funcionamento e recursos do Índice de Governança Municipal, bem como pela ampla base de dados. De forma interativa, os participantes fizeram comparações entre cidades, acessaram as variáveis e indicadores e elaboraram um diagnóstico de gestão municipal.

Agentes públicos

Uma das turmas da formação para o uso do IGM realizada pelo Observatório Social e pelo CRA-PR foi destinada exclusivamente a secretários, diretores e técnicos da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Ao final do workshop, a gestão municipal informou que irá aderir à plataforma digital de dados e informações públicas.

(AI Observatório Social em Foz do Iguaçu)

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br