Observatório analisa ações de controle social em reunião da diretoria

Pedidos de outras cidades para replicar a plataforma de monitoramento da Câmara de Foz do Iguaçu também entraram na pauta.

07 de julho de 2023 17:30

Durante reunião entre diretores, técnicos e voluntários, nessa quarta-feira, 5, o Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB-FI) analisou ações de controle social e outras demandas da entidade. O encontro é periódico, a fim de garantir a participação nas decisões e atividades.

Tendo o acompanhamento da gestão municipal como principal ponto de pauta, foram discutidos os conteúdos de ofícios em que o Observatório Social pede informações sobre o transporte coletivo. A devolutiva do poder público segue sendo analisada pelos controladores sociais.

Em outra intervenção, o OSB-FI questionou procedimento de compras do Hospital Municipal Padre Germano Lauck para aquisições de móveis e cadeiras. A partir da atuação da entidade, o pregão de registro de preços foi suspenso e o edital republicado com os ajustes requeridos, visando a assegurar a ampla concorrência.

“O edital não continha o benefício para micros e pequenas empresas, como assegura a legislação. Há diversos empreendimentos em Foz do Iguaçu que atuam no ramo e são desses portes, que sairiam prejudicados”, explica a coordenadora do Observatório Social, Rafaela Buono. O valor que seria aplicado de forma inadequada somaria R$ 337 mil.

Tecnologia replicável

A equipe ainda inseriu no debate a ferramenta De Olho na Câmara, para o acompanhamento, pelo cidadão, das atividades dos vereadores de Foz do Iguaçu. A plataforma foi desenvolvida pela NK Consultoria Financeira e o Observatório Social.

A iniciativa fortalece o controle social sobre o Legislativo e contribui para gerar indicadores de políticas públicas no município. Representantes de observatórios de outras cidades estão interessados em replicar o instrumento, o que será avaliado junto com os dirigentes da NK.

Reunião da equipe do Observatório Social em Foz – foto: Divulgação

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br