Observatório apresenta relatório de controle social para a comunidade

Exposição do trabalho que monitora as contas públicas e gera indicadores de gestão será terça-feira, 10, às 18h30, na UniAmérica.

06 de outubro de 2023 14:04

A transparência que o Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) requer de agentes públicos é prática aplicada às próprias ações. A entidade convida a comunidade para acompanhar a apresentação do segundo relatório quadrimestral de atividades, nesta terça-feira, 10, às 18h30, no auditório da Descomplica UniAmérica Centro Universitário.

Para participar, inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMRjZDXMGwFmPIXw-YP2xp140Z84KN5OPAUkj3bjSUqJODfQ/viewform.

A exposição mostra o resultado de intervenções decorrentes da análise de licitações das compras públicas de entes municipais, como prefeitura, Câmara de Vereadores e autarquias. Esse trabalho resulta em uma quantia de dinheiro do erário que deixa de ser usada de modo inadequado, graças à ação de lupa dos controladores sociais.

O relatório abrange o período de maio a agosto – são três por ano – e inclui outra vertente do trabalho do Observatório Social em Foz do Iguaçu, que é a produção de indicadores de gestão e de políticas públicas. Esses dados são elaborados em parceria com instituições iguaçuenses, a fim de medir a quantidade e a qualidade dos serviços governamentais para a população.

Abordagens nos setores de saúde e de obras, assim como a promoção do controle social na comunidade, fazem parte da exposição. O evento ainda será um momento para todo interessado conhecer mais sobre o funcionamento da entidade e ser voluntário, somando-se ao movimento em prol da boa gestão e do zelo da aplicação do dinheiro público.

“É um momento em que prestamos contas do que fazemos, mas também é uma oportunidade de interação entre nós, voluntários, a nossa equipe técnica e o cidadão”, convida o presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento. “É um espaço muito significativo para dialogarmos sobre a forma como os recursos que são de todos nós são usados”, completa.

Voluntário do controle social

Todo morador de Foz do Iguaçu pode ser voluntário do Observatório Social. Estudantes, professores, profissionais liberais e empresários de qualquer área têm nas mãos o poder de ajudar a construir uma cidade melhor. Não são obrigatórios conhecimentos na área, pois o voluntário é inserido na metodologia da rede nacional. O único requisito é não ser filiado a partido político.

O Observatório Social é uma representação da sociedade civil baseada no trabalho voluntário, que não aceita recursos públicos do município, a fim de manter a independência, sendo custeado por doação de mantenedores e promoções. Sua atuação se baseia principalmente no uso de informações públicas, pedidos formais e abordagens recolhidas com a comunidade.

O controle social cidadão é assegurado constitucionalmente, sendo direito e dever de todos. O Observatório, porém, não possui “poder de polícia”, já que a competência da fiscalização é formalmente atribuída a câmaras de vereadores, promotorias, tribunais de contas, entre outras instituições.

Referência nacional

O Observatório Social em Foz do Iguaçu foi fundado em 2009. Em seu histórico, acumula três prêmios nacionais de boas práticas, em seis edições disputadas, vencidos nos anos de 2019, 2021 e 2023. Neste ano, a conquista veio com a produção de indicadores de gestão, em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a NK Consultoria Financeira.

Acompanhe o trabalho do Observatório Social:

Endereço: Rua Padre Montoya, 490, centro – Foz do Iguaçu

Site: fozdoiguacu.osbrasil.org.br

Redes sociais: @osbfozdoiguacu

WhatsApp: (45) 98823-5350

(AI Observatório Social em Foz do Iguaçu)

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br