Observatório Social apresenta atividades a empresários do transporte e da logística

Objetivo é ampliar parcerias e convidar novos voluntários e mantenedores.

03 de setembro de 2021 19:40

Empresários iguaçuenses do transporte de cargas e da logística conheceram mais do trabalho do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) no monitoramento da aplicação dos recursos públicos. Apresentação da entidade, nessa quinta-feira, 2, tem por objetivo ampliar parcerias com instituições e convidar novos voluntários e mantenedores.

O encontro foi promovido pelo presidente do OSB – FI, Danilo Vendruscolo. Também participaram da reunião os presidentes da Acifi, Faisal Ismail, do Sindicato dos Transportadores Rodoviários (SindiFoz), Rodrigo Ghellere, e do Codefoz, Felipe Gonzalez; o assessor especial da direção-geral brasileira da Itaipu Binacional, major Washington Vasconcelos, e o diretor do Sicoob, Dirceu Tessaro.

Ao dirigir-se aos empreendedores do transporte e da logística, Danilo reforçou a importância para a cidade do trabalho técnico do OSB – FI. Enfatizou que a entidade está aberta para o trabalho voluntário de todos os interessados em contribuir e convidou os empresários a colaborar para a manutenção das atividades.

“O Observatório Social é custeado por mantenedores que acreditam nesse trabalho, que é fundamental para Foz do Iguaçu” enfatizou. “Convido a todos para apoiar a manutenção da entidade, contribuindo ou mesmo atuando como voluntário. Estamos abertos para recebê-los”, frisou Danilo Vendruscolo.

Economia aos cofres públicos

Coordenador do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Thyago Klipe explicou aos empresários a forma de atuação da entidade, com a análise de todas as licitações do poder público municipal, seguida de eventuais pedidos de ajuste ou impugnação. Relatou a parceria com a Unila para a avaliação da gestão por meio de indicadores, o funcionamento dos grupos de trabalho e as iniciativas de educação fiscal.

“A principal forma de controle social se dá por meio da análise de 100% dos editais, trabalho que resulta em grande economia aos cofres públicos”, frisou Thyago. “Verificamos se os preços das compras estão compatíveis com os do mercado, se não há direcionamento ou restrição à participação de empresas”, exemplificou.

O técnico do OSB – FI também explicou o esforço para aumentar o número de empresas iguaçuenses participando e vencendo as licitações locais. O sistema Inteligência de Dados Aplicados em Indicadores de Licitações 2020 (IDAIL 2020), desenvolvido e alimentado em conjunto com a NK Consultoria Financeira, mostrou que apenas 20% desses recursos ficam em Foz do Iguaçu (https://fozdoiguacu.osbrasil.org.br/estudo-mostra-que-apenas-20-dos-recursos-de-licitacoes-municipais-ficam-em-foz-do-iguacu/).

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br