Observatório Social define participação em concurso nacional de boas práticas

Em reunião presencial, diretoria encaminhou pautas da entidade de controle social em Foz do Iguaçu.

20 de maio de 2022 19:26

A diretoria do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) realizou reunião presencial nessa quinta-feira, 19, para deliberar sobre pautas da entidade. Uma delas trata da participação no concurso nacional de boas práticas, em que a entidade iguaçuense foi reconhecida duas vezes, inclusive vencendo a edição de 2021.


Foi decidido que o projeto deste ano será o sistema Inteligência de Dados Aplicados em Indicadores de Licitações (IDAIL), desenvolvido por meio de parceria entre o OSB – FI e a NK Consultoria Financeira. A ferramenta apura as licitações realizadas pelo poder público municipal, demonstrando, entre outras informações, quanto do valor fica na economia local.


O IDAIL é utilizado pelo Observatório Social para demandar políticas públicas e ações governamentais para aumentar o número de empreendedores iguaçuenses participando e vencendo as licitações de compras públicas. Maior volume de recursos na cidade reflete em oportunidades de emprego e renda.


“Nesse trabalho, contamos com a parceria da NK Consultoria Financeira, que contribui com recursos técnicos e pessoal para atuar junto com a nossa equipe”, destaca o presidente do Observatório Social, Danilo Vendruscolo. “O trabalho da empresa é todo voluntário, uma contribuição para a cidade”, complementa.


O dirigente da entidade ainda enfatiza a replicabilidade do IDAIL. “Estamos em tratativas com observatórios sociais de todo o Brasil para a transferência dessa tecnologia a um valor simbólico, que será revertido integramente ao OSB de Foz do Iguaçu”, explicou. “Algumas cidades já estão experimentando o sistema”, explica.


A reunião da diretoria também abordou os procedimentos e a forma de organização da eleição do Observatório Social iguaçuense. Os trâmites são baseados no estatuto social da entidade.

Dirigentes e equipe técnica do Observatório Social em Foz do Iguaçu – Foto: Divulgação

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br