Observatório Social define prioridades para 2023 em planejamento estratégico

Objetivo é fortalecer a instituição, ampliar a atuação junto à sociedade e assegurar a sustentabilidade.

07 de dezembro de 2022 11:32

O Observatório Social em Foz do Iguaçu concluiu o planejamento estratégico da entidade, restando apenas ajustes e refinamentos. O documento foi confeccionado de forma colaborativa, com a participação de voluntários, mantenedores, diretores e técnicos, durante um seminário e várias oficinas de elaboração.

Resultante desse trabalho, foram definidas as prioridades para fortalecer a instituição e ampliar a atuação em controle social junto à sociedade iguaçuense. Também foram destacadas medidas para gerar receitas e assegurar a sustentabilidade do Observatório Social, que não aceita receber dinheiro público.

As prioridades foram constituídas a partir de 24 sugestões reunidas durante a elaboração do planejamento. Elas foram ranqueadas a partir de critérios como incidência, relevância, aderência, entre outros. As ações privilegiadas serão colocadas em execução a partir de janeiro do próximo ano.

“O planejamento estratégico nos dá uma direção a partir da identificação de quem somos e o que queremos ser, de forma metodológica e com metas para chegar ao objetivo”, frisa o presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento. “Foi um processo rico e participativo, envolvendo diretores, equipe técnica, voluntários e mantenedores”, reforça.

O processo de elaboração do planejamento estratégico foi realizado pelos profissionais da Itaipu Binacional, Eduardo Moreira, Fabrício Rocha, Gilmar de Oliveira e Haralan Mucelini. O trabalho foi voluntário e incluiu a definição de visão, missão valor, mapa estratégico, painel de bordo e plano de ação.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br