Observatório Social publica relatório de atividades do quadrimestre; acesse-o

Prestação de contas periódica abrange o período de maio a agosto deste ano.

22 de outubro de 2021 12:49

O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) torna público o segundo relatório quadrimestral deste ano, referente às atividades realizadas pela entidade no período de maio a agosto. O documento é uma prestação de contas e um instrumento para a população acompanhar as ações em prol do controle social no município.

O relatório mostra que o OSB – FI fez o acompanhamento de 152 processos licitatórios da prefeitura, Câmara de Vereadores, Hospital Municipal, fundações e autarquias, realizados em quatro meses. Foram apresentadas demandas sobre compras de produtos, promoção para servidor após seu falecimento e quanto aos aterros sanitário e de inertes, a fim de subsidiar o Grupo de Trabalho de Meio Ambiente.

O documento com mais de 100 páginas também apresenta o monitoramento das obras públicas, conduzido pelo Grupo de Trabalho de Obras do Observatório Social. Essa iniciativa começa com a análise das informações no Portal da Transparência e tem continuidade em campo, com a verificação das edificações mantidas pelo município.

São listadas demandas do OSB – FI entregues à prefeitura abrangendo as obras do centro municipal de educação infantil (CMEI) do Jardim Jupira, Escola Municipal Gabriela Mistral, Pista de Arrancada, quadra esportiva na Vila A e campo de futebol no Porto Meira. Também fazem parte da análise as unidades de valorização de resíduos (UVRs) da Vila C e do Porto Belo.

O documento das atividades do Observatório Social inclui levantamento sobre a produção legislativa da Câmara de Vereadores e um comparativo sobre os gastos com os de casas de leis de outras cidades. A comparação abrange o valor por morador representando pelo orçamento do Legislativo, subsídios de vereadores e salários de assessores.

O relatório do quadrimestre confeccionado pelo Observatório Social em Foz do Iguaçu também registra as seguintes ações da entidade:

  • Inteligência de Dados Aplicados em Indicadores de Licitações 2020 (IDAIL 2020): apresentação do projeto desenvolvido pelo OSB – FI e a NK Consultoria Financeira em reunião Programa Acelera Foz. O trabalho demonstrou que somente 20% dos recursos de licitação ficam em Foz do Iguaçu. A partir da divulgação dos resultados do IDAIL 2020, a prefeitura anunciou o reforço em ações para aumentar o número de empreendedores participando nos processos licitatórios, e um projeto foi apresentado na Câmara de Vereadores com o mesmo objetivo.
  • Parceria com a Unila: o Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu celebrou parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) para fomentar o controle social no município. O protocolo de intenções assinado pelos representantes das duas instituições possibilita o desenvolvimento de projetos e iniciativas para o aperfeiçoamento permanente da gestão pública municipal, como o monitoramento da aplicação de recursos orçamentários e a verificação da qualidade dos serviços prestados à população.
  • Homenagem da Itaipu: O Observatório Social em Foz do Iguaçu foi homenageado pela Itaipu Binacional, pelos relevantes trabalhos desenvolvidos pela entidade, especialmente pelo Grupo de Trabalho de Obras. A cerimônia foi conduzida pelo general João Francisco Ferreira, diretor-geral brasileiro da usina, que destacou a importância das atividades desenvolvidas pelo Observatório para Foz do Iguaçu.

Acesse o documento

O relatório do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu é uma publicação quadrimestral reunindo as atividades e ações da entidade. Para acessar o documento referente ao período de maio a agosto de 2021, CLIQUE AQUI.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br