Observatórios Sociais formam parceria para construir indicadores de compras públicas

Ferramenta utilizada é o IDAIL, disponibilizado pelo OSB de Foz do Iguaçu e a NK Consultoria

01 de dezembro de 2021 21:08

Observatórios Sociais de sete cidades do Paraná e uma de São Paulo se uniram para construir conjuntamente indicadores de compras públicas. Será utilizado o sistema Inteligência de Dados Aplicados em Indicadores de Licitações (IDAIL), disponibilizado pelo OSB de Foz do Iguaçu, que tem parceria com a NK Consultoria Financeira, que desenvolveu a tecnologia.

O OSB iguaçuense passou a utilizar a ferramenta neste ano, apurando os dados de todas as licitações realizadas no município em 2020. Como conclusão, verificou-se que somente 20% dos recursos em compras ficam na cidade, levando a uma mobilização em torno de ações e políticas públicas para reverter esse indicador.

Os observatórios paranaenses credenciados para o uso do IDAIL são os de Assis Chateaubriand, Francisco Beltrão, Mandaguari, Medianeira, Ponta Grossa, Toledo e São Mateus do Sul, assim como o de Araçatuba (SP). A iniciativa conjunta foi definida em reunião na semana que passou, quando foram apresentadas as funcionalidades do sistema.

Foi criado um grupo de mensagem para a troca de informações e de orientações sobre a operação com o IDAIL. Algumas cidades começarão a utilizar a ferramenta a partir do próximo ano; outras buscarão empregá-lo na análise das licitações deste último quadrimestre de 2021.

A ideia é seguir replicando essa metodologia, que tem por base o IDAIL, para outros observatórios do país, depois que esse primeiro grupo de controladores domine a ferramenta. “Com o IDAIL, o objetivo é que as prefeituras fortaleçam a economia local, privilegiando as compras de empreendedores da própria cidade”, frisou Thyago Klipe, coordenador do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu.

O IDAIL é um sistema interativo, com informações que podem ser atualizadas em tempo real. Oferece um amplo leque de dados sobre as licitações, como item, valor, órgão municipal demandante, cidade e estado da compra, permitindo comparações, além do acesso ao nome dos fornecedores.

A parceria entre o OSB de Foz do Iguaçu e a empresa NK Consultoria Financeira para desenvolvimento e utilização do IDAIL não gerou custos à entidade da sociedade civil.

(Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu)

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br