Cidade recebeu R$ 424,5 milhões de 2017 a agosto de 2021, mostra levantamento do Observatório Social
Em menos de cinco anos, Foz do Iguaçu recebeu R$ 424,5 milhões em royalties da Itaipu Binacional, de janeiro de 2017 a agosto de 2021. Desse montante, R$ 229 milhões (54%) foram para custeio e manutenção das atividades das secretarias de Saúde e Meio Ambiente, considerando a soma das destinações com critérios previstos em lei (70% do total) e aplicações livres (30%).
Os dados fazem parte do diagnóstico elaborado pelo Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI), disponível em fozdoiguacu.osbrasil.org.br. O objetivo é identificar como é utilizado o recurso que constitui compensação financeira às localidades impactadas pela construção da usina. Por lei, a Itaipu Binacional não interfere na destinação nem atua na fiscalização do gasto.
Na saúde, esse dinheiro foi para material hospitalar, serviços e procedimentos de média e alta complexidade e postos de saúde, dentre outros. Na pasta de meio ambiente, foi especialmente usado na coleta de lixo. A Secretaria Municipal de Obras utilizou R$ 101 milhões dos royalties, sendo a segunda pasta que recebeu o maior montante, gastos com pavimentação, manutenção, ruas e galerias pluviais.
Outras secretarias também utilizaram os recursos, com menor participação. A Educação aplicou em edificações, creches e escolas, e o Esporte, na ampliação de praças desportivas. Há pastas que empregaram o dinheiro para manutenção de atividades operacionais, subvenções ao transporte público e até em tributos como pagamentos para o PIS/Pasep.
A análise do uso dos royalties da Itaipu repõe o debate em torno da finalidade desse dinheiro. “É um recurso robusto que foi criado para ser uma compensação e ajudar a cidade se desenvolver de forma sustentável, olhando para o futuro”, afirma Danilo Vendruscolo, presidente do Observatório Social.
Priorizar desenvolvimento
O estudo foi elaborado por voluntários, sob a coordenação de Leonor Venson de Souza, que conduz o Grupo de Trabalho de Contas Públicas do OSB – FI. Foram consultadas fontes públicas municipais e federais, além de feitas entrevistas com servidores fazendários. A análise foi com base nas descrições dos gastos no Portal da Transparência e nas despesas empenhadas no período. Não foi realizada auditoria nas contas públicas ou análise na qualidade dos gastos, somente relacionou-se por secretarias e as despesas.
“Não se observam por parte do gestor municipal e legisladores da Câmara Municipal ações efetivas voltadas para o desenvolvimento sustentável”, reflete Leonor Venson. O que se sugere é traçar planos e metas, medidas de contenção de gastos, otimização dos recursos e priorizar ações com foco em sustentabilidade, pontua a contadora e mestre em Administração. “Com isso, usar os royalties para promover e estimular o crescimento econômico e, por consequência, o acréscimo na arrecadação de tributos”, conclui.
Aumento das despesas
O diagnóstico mostra que cresceram os gastos, especialmente em 2020 – ano da incidência da pandemia e de eleições municipais – e em 2021, conforme a apuração até agosto. Na Secretaria de Saúde, o valor utilizado dos royalties, considerando as duas modalidades (recursos livres e artigo 8º da Lei nº 7.990/1989), passou de R$ 11,7 milhões em 2017 para R$ 34 milhões em 2019, e saltou a R$ 62 milhões em 2020. Na pasta de Meio Ambiente, o montante era de R$ 21,9 milhões em 2017, caiu para R$ 10 milhões em 2018 e foi a R$ 20,9 milhões em 2020.
* Valores referentes aos recursos livres (30%) incluem outras receitas, que não puderam ser retiradas da conta com os documentos disponíveis no Portal da Transparência do município.
Maiores credores
Para melhor ilustrar a aplicação do dinheiro, o levantamento do Observatório Social elencou os maiores repasses a credores dos royalties, no período de 2017 a agosto de 2021 (na modalidade do artigo 8º da Lei nº 7.990/1989, o que corresponde a 70% do repasse, excluídos os 30% do montante que é de uso livre) São eles:
1. Fundação Municipal de Saúde: R$ 37,2 mi (serviços de saúde);
2. Vital Engenharia Ambiental: R$ 20,1 mi (limpeza e conservação);
3. JCM Construtora de Obras – ME: R$ 10 mi (construção de centros infantis de educação e reformas);
4. Via Venetto Construtora de Obras: R$ 8,6 mi (pavimentação);
5. Itavel Serviços Rodoviários: R$ 8,1 mi (infraestrutura e pavimentação asfáltica);
6. Asfaltos do Paraná Industrialização: R$ 7,7 mi (infraestrutura e pavimentação asfáltica);
7. Copel Distribuição e Telecomunicações: R$ 6,9 mi;
8. Compasa do Brasil Derivados de Petróleo: R$ 6,6 mi (infraestrutura e pavimentação asfáltica);
9. Indústria e Comércio Leopoldino: R$ 6,3 mi (Usina de Asfalto); e
10. Auto Posto Morenitas: R$ 5,9 mi (compra de combustível e lubrificante).
O que diz a lei
Os royalties são repassados mensalmente pela Aneel. A legislação autoriza o gestor municipal a gastar 30% deles como custeio ou investimentos, na forma de recursos livres. Os outros 70% precisam ser gastos atendendo ao disposto no artigo 8º da Lei nº 7.990/1989, que veda a aplicação dos recursos em pagamento de dívida e no quadro permanente de pessoal, por exemplo.
Sede administrativa da Prefeitura de Foz do Iguaçu – Foto Divulgação/Observatório Social
(Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu)
O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.
Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br