Rede de Observatórios Sociais do Brasil planejam ações conjuntas de Educação Fiscal

03 de abril de 2013 12:09

Ações são planejadas para o Ano de 2014
Coordenação;
 

Rede de Observatórios Sociais do Brasil planejam ações conjuntas de Educação Fiscal para o ano de 2014 

 

Semana da Educação Fiscal e Concurso de Redação são temas

 

Durante o 5º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS), realizado neste final de semana em Balneário Camboriú (SC),  Ater Cristófoli presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), apresentou a proposta de ações conjuntas de Educação Fiscal por toda a REDE OSB

Será implantada uma agenda única para os atuais 80 observatórios ligados à Rede OSB. Em 2014 será realizado o Concurso de Redação, para o ensino fundamental, e Concurso de Projetos, para o ensino médio – que pode envolver iniciativas como curtas-metragens e campanhas nas ruas, com os temas de cuidado com o patrimônio público e ações de cidadania. Esses concursos serão realizados em etapas: Etapa Municipal de abril a agosto; Etapa Estadual ou Regional em setembro; e, Etapa Nacional em outubro. O objetivo é colocar à mostra para todo o País os projetos e fomentar a educação fiscal para os adolescentes, explica Roni Enara.

Outra ação do calendário é a “Semana da Cidadania”, que utilizará determinados períodos do ano para a realização de ações e eventos junto à sociedade local e entidades parceiras, ampliando a imagem e potencializando as ações de toda a Rede OSB em todo país. As semanas são:

Evento 01:

Semana, 19 a 23 no mês de maio, junto com a Semana de Prestação de Contas Quadrimestral; a ideia é realizar palestras, teatros, entrega de material explicativa, incentivando o cidadão a ter uma maior participação no Controle Social;

Evento 02:

Semana, de 5 a 14 de dezembro, aproveitando a comemoração de 4 datas importantes: 5 é Dia Internacional do Voluntariado, 8 é o Dia da Justiça, 9 é o Dia Mundial de Combate à Corrupção e 14 é o Dia do Ministério Público.

Outra ideia apresentada será implantação da chamada “franquia social”, em parceria com o SEBRAE. Isto significa, de acordo com a diretora executiva do OSB, Roni Enara, expandir os trabalhos da Rede OSB de forma padronizada. “O sistema de franquia social, sem pagamento taxas, utiliza uma estrutura documental importante, como manuais de padronização e contratos”, explica a diretora.

Com a nova proposta, cada OS que já possui a filiação e os que serão criados, assinarão um contrato para formalização da integração à Rede OSB, no qual constarão os requisitos e normas de padronização da franquia. Os Observatórios integrados ao sistema de franquia social serão certificados anualmente.

 

 

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br