Audiência pública reforça diálogo entre poder público e sociedade civil pelo desenvolvimento

Plenária apontou necessidade de produção e monitoramento contínuo dos indicadores de gestão de Foz do Iguaçu.

30 de novembro de 2023 13:17

Audiência pública na Câmara de Vereadores, nessa quarta-feira, 29, propôs maior diálogo entre poder público, sociedade civil e universidades para fomentar o desenvolvimento em Foz do Iguaçu. O encontro foi solicitado pelo Observatório Social (OSB – FI) para debater e avaliar indicadores da gestão municipal.

As demandas sugeridas foram produção de indicadores em nível municipal, avaliação contínua, abertura pública de dados e planejamento de médio e longo prazos. A discussão ampliada foi motivada pela 90.ª posição de Foz do Iguaçu no Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), ferramenta oficial usada pelo Governo do Paraná para aferir renda, saúde e educação.

A audiência reuniu apresentações e propostas. Os expositores foram Haralan Mucelini, voluntário do OSB-FI; Leonardo Lugon, presidente da APAE; Solange Bonomo Assumpção, pedagoga institucional da Unila; e Amilton José Moretto, professor da mesma instituição e coordenador do Centro Interdisciplinar de Economia e Sociedade.

Presidente da Câmara de Vereadores, João Morales afirmou que o objetivo é a busca de soluções e consensos para fazer o melhor pela cidade. “A ideia é todos trabalharmos para que Foz do Iguaçu esteja em primeiro lugar no ranking em todos os indicadores”, disse. E sugeriu a continuidade do debate sobre o que mostra o IPDM, por segmento.

Presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento considerou positivo o resultado da audiência, especialmente a convergência em torno da necessidade de análise e produção contínuas de indicadores. “A abertura ao diálogo e a proposta de continuidade no processo de avaliação são ganhos. E, claro, temos a esperança de que problemas apontados sejam corrigidos”, pontuou, no Legislativo.

O presidente da ACIFI conclamou a prefeitura para manter um diálogo cada vez maior com a sociedade civil e as academias, e enalteceu o diagnóstico feito pelo Observatório Social. “Somos cidades diferentes, mas tomemos Maringá pelo seu melhor exemplo. Essa cidade tornou-se a força que é no país porque o poder público e a sociedade trabalham juntos. Esse é nosso entendimento”, frisou.

Danilo Vendruscolo, presidente da ACIFI – foto: Silvio Vera

Prefeitura

O secretário de Transparência e Governança, Nilton Bobato, representou o Poder Executivo. Ele fez ponderações sobre o levantamento do Ipardes, que na sua opinião é um indicativo, porém contém distorções que não expressam a totalidade da realidade do município. E sustentou que a cidade está muito perto de chegar ao índice de maior rendimento no IPDM.

“Essa discussão é importantíssima. O Poder Executivo está aberto, precisamos aprofundar o debate e reunir dados que retratem as atipicidades de Foz do Iguaçu, que é de fronteira, pois não dá para simplesmente compará-la com outros municípios”, opinou. “Acredito que a cidade está no caminho, e o Ipardes, mesmo com distorções, mostra isso”, concluiu Bobato.

Exposições

O desenvolvimento foi o foco da explanação de Haralan Mucelini, reforçando que o comparativo feito pelo Observatório Social abrange 12 anos. “Os dados mostram que, em desenvolvimento, foi uma década perdida para Foz do Iguaçu. As pessoas não estão vendo a cidade como um lugar de oportunidade para emprego e renda, e isso também não atrai investidores”, refletiu.

Voluntário do Observatório Social, Haralan Mucelini – foto: Silvio Vera

A pedagoga Solange Assumpção fez um detalhamento da educação, a partir do índice do Ipardes, para defender o que considera ser conquistas na área e propor a necessidade de dados municipais e de monitoramento permanentes. “É um apelo para que comecemos a pensar em dados locais para dar conta dessa complexidade fronteiriça e projetar a educação também para além da escola, pensar na educação formal e não formal”, sugeriu.

Solange Bonomo Assumpção, pedagoga institucional da Unila – foto: Silvio Vera

O professor Amilton José Moretto mencionou a relevância da audiência pública e da análise e produção de indicadores. “Os números nos mostram uma certa realidade e dão uma dimensão de onde podemos chegar, mas isso depende de soluções, que são decisões políticas. E há de ser considerada a realidade da fronteira. Nos colocamos à disposição para contribuir, pois esse é o nosso papel enquanto universidade pública.”

Professor Amilton José Moretto, coordenador do Centro Interdisciplinar de Economia e Sociedade da Unila – foto: Silvio Vera

Presenças

Também participaram da audiência pública os vereadores Kalito Stoeckl (PSD), Adnan El Sayed (PSD) e Yasmin Hachem (MDB); Darlei Finkler, secretário interino da Fazenda; Rodiney Alamini, presidente do Conselho Superior da ACIFI; Carlos Alberto Bordin, coordenador do Núcleo da Avenida Brasil; além de diretores e técnicos da prefeitura.

(AI Observatório Social em Foz do Iguaçu)

Audiência pública proposta pelo Observatório debateu indicadores de gestão – foto: Silvio Vera

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br