Encontro reforça a importância dos voluntários em controle social

No evento do Observatório Social, o palestrante Elson Davanzo destacou o poder transformador do amor quando é convertido em atitude.

13 de dezembro de 2023 13:20

O 1.º Encontro de Voluntários do Observatório Social em Foz do Iguaçu reforçou a importância do trabalho cidadão no monitoramento do uso dos recursos públicos municipais. No evento, o coach Elson Davanzo conduziu os participantes em uma imersão sobre a força das emoções e o poder transformador do amor quando esse sentimento é canalizado à atitude.

O objetivo do encontro foi trocar experiências, promover a interação entre os voluntários e incentivar a participação de novos controladores sociais. Para integrar a entidade, não é preciso possuir formação específica, bastando ter vontade para contribuir com a melhoria da cidade, mediante a doação de parte do tempo. Só não se pode manter filiação partidária.

Na abertura, o presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento, fez um breve balanço das ações do ano, destacando a conquista do Prêmio Nacional de Boas Práticas pela terceira vez. Ele lembrou que a instituição social passou a aplicar as diretrizes do planejamento estratégico, elaborado coletivamente.

“Não existe controle social organizado e exercido diretamente pelo cidadão, isto é, com toda a autonomia que essa atividade exige, sem o Observatório Social”, pontuou. “E não existe Observatório Social sem a participação dos voluntários e a contribuição financeira dos mantenedores, o que nos permite manter o trabalho”, agradeceu.

E conclamou para que os voluntários apresentem o Observatório Social a outras pessoas. “Para que mais iguaçuenses possam nos ajudar na missão de inspirar e mobilizar cidadãos para transformar a gestão pública e, assim, melhorar a nossa Foz do Iguaçu. Para isso, basta doar o tempo que for possível. Trabalho é o que não falta”, convidou Jaime.

Amor que transforma

O palestrante do 1.º Encontro de Voluntários foi o experiente e atuante coach Elson Davanzo. Ele falou sobre as cinco feridas emocionais que afetam muitas pessoas e que cada indivíduo é integralmente responsável pela sua própria condição de vida. Adicionou que as coisas são mutáveis, desde que ocorra atitude para mudá-las.

Davanzo também tratou sobre o amor, prosperidade, motivação, pessoas merecedoras e, sobretudo, gratidão. Aliando o coaching à atividade voluntária de controle social, elencou como as emoções exercem o seu poder, mobilizando vontades coletivas para propósitos coletivos.

“Transforme o seu amor em atitude, porque é o amor que transforma”, asseverou o profissional. Aos voluntários do Observatório Social em Foz do Iguaçu, deixou uma palavra de otimismo, afirmando que 2024 será um ano “imparável e extraordinário”. E concluiu convidando todos para continuar semeando o bem: “Nunca esqueçam que generosidade gera generosidade”, concluiu.

Ao final, o presidente do Observatório Social agradeceu ao palestrante. “É um expert da condição humana. Além de vasta experiência e capacidade, Elson é reconhecido em nossa comunidade e, generosamente, dividiu os seus conhecimentos conosco, abrilhantando nosso primeiro encontro com voluntários”, reforçou Jaime.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br