Foz do Iguaçu concorre a prêmio nacional de controle social com ação de voluntários

Observatório Social disputa concurso de práticas que melhoram a gestão das cidades; votação popular está aberta para a comunidade no YouTube.

31 de julho de 2023 12:18

Acompanhar a aplicação do dinheiro que é de todos os cidadãos é uma das atividades do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI). Voluntários e parceiros também elaboram e promovem indicadores de gestão pública, por melhorias dos serviços prestados à população e uso adequado dos recursos.

Com esse trabalho do Observatório Social, em conjunto com instituições públicas e privadas, Foz do Iguaçu concorre a prêmio nacional que reconhece boas práticas que geram benefícios nas cidades. A comunidade é convidada a votar, bastando acessar o vídeo no YouTube e clicar em “gostei”, dando like.

Clique aqui para votar

A iniciativa gera parâmetros para avaliação e monitoramento da atuação governamental em áreas como fomento à economia local, principalmente de micros, pequenos e médios negócios, emprego, educação e saneamento básico. Inclui, ainda, uma plataforma de acompanhamento da produção legislativa da Câmara de Vereadores pelo morador.

Os indicadores demonstram como está sendo gasto o dinheiro público, a quantidade e a qualidade dos serviços entregues ao cidadão, expõe o presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento. E contribuem para que gestores possam fazer a correção de rumos, redefinindo ações, programas e projetos.

“São instrumentos essenciais para a transparência e ajudam a evitar o uso inadequado de recursos e o desperdício do dinheiro que, quando é mal aplicado, faz falta em outras áreas”, enfatiza. “Os indicadores produzidos pelo Observatório Social e nossos parceiros são ferramentas valiosas contra a ineficiência na máquina pública”, pontua Jaime.

Voluntário do controle social, ele pede o apoio da população iguaçuense na votação popular. “É uma demonstração simples e direta para reconhecer essa boa prática em Foz do Iguaçu, incentivando o trabalho de cidadãos comprometidos com o melhor para a cidade e ao iguaçuense”, convida Jaime Nascimento.

Jaime Nascimento, presidente do Observatório Social, convida a população para votar – foto: Marcos Labanca

Parceria com a Unila

O trabalho inscrito na premiação inclui o Caderno de Indicadores, parceria do OSB – FI com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). São informações socioeconômicas para monitoramento e avaliação de políticas públicas municipais, com dados que vão da qualidade da água ao nível de crescimento econômico, por exemplo.

“A parceria com o Observatório é fundamental para o controle social”, realça Maria Alejandra Nicolás, professora da Unila. “Permite trazer informações e diagnósticos para que a população tenha conhecimento sobre a utilização do recurso público por parte do município”, complementa a docente, que coordena o Caderno de Indicadores.

União da sociedade

A NK Consultoria Financeira atua em indicadores que mostram o valor das licitações municipais que fica em Foz do Iguaçu, resultando em normas para ampliar a participação de empreendedores locais nos certames. Em outra frente, desenvolve com o OSB – FI uma plataforma das atividades dos vereadores, que reúne todos os projetos, indicações e requerimentos.

“É muito importante que nós, voluntários e empresários, possamos doar parte do nosso tempo e conhecimento a mobilizar pessoas”, frisa o diretor da NK, Hiago Mello. “Essa parceria do setor privado com o Observatório Social ajuda a gerar um impacto real na sociedade e na cidade de Foz do Iguaçu”, completa.

Concurso nacional

Ações transformadoras em controle social nas cidades concorrem ao 6.º Concurso de Boas Práticas, realizado pela Rede OSB. Neste ano, 28 trabalhos estão inscritos, de várias cidades do Brasil. Os vencedores serão anunciados no 14.º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS), no mês de agosto, em Curitiba (PR), quando a rede completará 15 anos.

Acompanhe o trabalho do Observatório Social:

Endereço: Rua Padre Montoya, 490, centro – Foz do Iguaçu

Site: fozdoiguacu.osbrasil.org.br

Redes sociais: @osbfozdoiguacu

WhatsApp: (45) 98823-5350

(AI Observatório Social em Foz do Iguaçu)

Entidade elabora indicadores de gestão pública, por melhorias dos serviços prestados à população e uso adequado dos recursos – foto: Marcos Labanca

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br