Observatório convida morador para ajudar a planejar controle social em Foz do Iguaçu

Encontro aberto ao público será nesta quarta-feira, 7, às 18h30; também será apresentado relatório de monitoramento dos gastos públicos.

02 de fevereiro de 2024 19:59

O Observatório Social em Foz do Iguaçu realizará encontro aberto para a comunidade, nesta quarta-feira, 7, às 18h30, na sede da ACIFI. O evento será voltado a voluntários e mantenedores da entidade, agentes públicos e cidadãos interessados em contribuir com o monitoramento das licitações e gastos do município.

De forma colaborativa, ocorrerá a elaboração do planejamento do Observatório Social para o ano. Será um momento para o morador sugerir frentes de atuação e metodologias e para contextualizar eventuais problemas na forma de aplicação do dinheiro público em nível local.

Por esse documento, a ser construído a várias mãos, a entidade irá desenvolver a sua atuação até dezembro. Além do acompanhamento de como é empregado o dinheiro da cidadania, outra pauta em destaque abarca a educação fiscal, trabalho que pode reunir pessoas de diferentes áreas.

“O propósito é reunir vontades, ideias e forças em prol do nosso bem maior: Foz do Iguaçu”, enfatiza o presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento. “Ao envolver o cidadão, voluntários e mantenedores no planejamento, temos certeza que o controle social sairá bem mais forte”, complementa.

O dirigente explica que atuar no Observatório é uma possibilidade que o iguaçuense tem de doar pequena parte do seu tempo, conforme a disponibilidade, para melhorar a cidade. “É a cidadania na prática. Dinheiro bem aplicado, além de integridade, resulta em mais ações a favor da população. Nada mais razoável que o morador cuide de seu patrimônio”, lembra.

Não é preciso ter qualquer experiência, formação ou envolvimento profissional para integrar-se ao Observatório Social em Foz do Iguaçu. Durante o encontro, a equipe técnica fará uma apresentação da metodologia e de como cada pessoa pode ajudar.

Prestação de contas

No encontro com a comunidade, o Observatório Social irá esmiuçar o relatório quadrimestral das atividades e os resultados dos controladores sociais do município. É compromisso com a transparência expor esse conteúdo em reuniões abertas.

A prestação de contas reúne intervenções em licitações, pedidos de ajustes e de impugnação de processos de compras. Demonstra a relação institucional do Observatório Social e reúne a atividade legislativa dos vereadores, entre outras informações. O relatório abrange os meses de setembro a dezembro.

Observatório Social com a comunidade

Data: 7 de fevereiro (quarta-feira), às 18h30

Endereço: Rua Padre Montoya, 490, centro – sede da ACIFI

Site: fozdoiguacu.osbrasil.org.br

Redes sociais: @osbfozdoiguacu

(AI Observatório Social em Foz do Iguaçu)

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br