Observatório Social em Foz do Iguaçu está no top 5 dos mais eficientes do Brasil

Iniciativa objetiva reconhecer e disseminar as melhores práticas de gestão das cidades que integram o Sistema OSB.

14 de dezembro de 2023 17:46

O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) conquistou o quarto lugar entre os mais eficientes do Brasil, em avaliação que reúne cerca de cem cidades. Para chegar ao top 5, a entidade avançou três posições em relação ao ano passado.

A chancela é do Programa 100% Eficiente de 2023, do Sistema OSB, rede nacional de controladores sociais. O objetivo da iniciativa é identificar, reconhecer e disseminar as melhores práticas de gestão, além de aferir o cumprimento de metas obrigatórias.

O Observatório Social em Foz do Iguaçu atingiu 3.025 pontos, bem acima da soma de 2.500 em pontuação para receber o selo de eficiência. Nessa edição, 22 observatórios sociais perfizeram essa métrica mínima para integrar o seleto grupo do programa.

A entidade obteve nota máxima em indicadores que impactam a comunidade, como o monitoramento do Legislativo. Em parceria com a NK Consultoria Financeira, o observatório criou e mantém uma plataforma para o cidadão acompanhar as atividades dos vereadores.

A realização de reuniões comunitárias para apresentar os relatórios periódicos, a regularidade de reuniões e a divulgação das ações também receberam a maior nota. O mesmo ocorreu com os critérios que mostram o comprometimento de Foz do Iguaçu com a agenda do Sistema OSB.

“E recebemos a maior nota pela realização de ações de educação fiscal e palestras, que é um trabalho junto à comunidade”, frisa o presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento. “Essa interação só é possível por termos parceiros do setor público e privado.”

Para ele, o reconhecimento no Programa 100% Eficiente reflete o envolvimento da diretoria, equipe técnica e voluntários. “Somos uma associação civil, não poder público. Tudo o que é realizado, portanto, é resultado da doação, da entrega e da dedicação de cada um que faz parte do Observatório Social”, realça Jaime.

Sempre crescer

A coordenadora do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Rafaela Buono, destaca que não há um sentido competitivo no programa. A finalidade é incentivar as cidades a seguir avançando a cada ano, pois a eficiência das entidades equivale a mais entregas para a população.

“O fato de termos subido de posição nos deixa orgulhosos, é fruto de um trabalho conjunto e contínuo”, considera. “Neste ano, iniciamos a execução do nosso planejamento estratégico, que foi elaborado a muitas mãos e que certamente contribuiu para atingirmos essa condição no Programa OSB 100% Eficiente”, completa Rafaela.

Top 5 do Programa OSB 100% Eficiente 2023:

1.º) Itabira (MG)

2.º) Joinville (SC)

3.º) Campos Gerais (PR)

4.º) Foz do Iguaçu (PR)

5.º) Caçador (SC)

Mais conquistas

Neste ano, o Observatório Social em Foz do Iguaçu também venceu o prêmio nacional de boas práticas da Rede OSB, concorrendo com iniciativas de produção e avaliação de indicadores de gestão. Foi a terceira conquista em seis edições da premiação, dessa vez em votação popular.

A vitória do tri foi com o trabalho “Indicadores: Instrumentos de Boa Gestão e Transparência”. A ação é realizada em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a NK Consultoria Financeira.

Acompanhe o trabalho do Observatório Social:

Endereço: Rua Padre Montoya, 490, centro – Foz do Iguaçu

Site: fozdoiguacu.osbrasil.org.br

Redes sociais: @osbfozdoiguacu

WhatsApp: (45) 98823-5350

(AI Observatório Social em Foz do Iguaçu)

Observatório em Foz do Iguaçu conquistou o 4.º lugar no programa nacional de eficiência – foto: ReproduçãoObservatório em Foz do Iguaçu conquistou o 4.º lugar no programa nacional de eficiência – foto: Reprodução

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br