TCE capacitará integrantes de observatórios sociais no Paraná

03 de julho de 2012 11:23

Parceria no Controle Social
Coordenação

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou, na sessão desta quinta-feira (28 de junho), a assinatura de um termo de cooperação técnica do órgão de controle externo com o Observatório Social do Brasil (OSB). Por meio da parceria, será elaborado um programa de capacitação de voluntários que atuam na fiscalização de ações e políticas públicas em todo o Paraná.

Também será criado um canal direto de comunicação para a troca de informações, a realização de consultas técnicas e o envio de denúncias ao Tribunal. Na avaliação do presidente do TCE, conselheiro Fernando Guimarães, a parceria – viabilizada por meio da Gerência de Relações Interinstitucionais do Tribunal – busca o fortalecimento do controle social sobre o gasto público, essencial à consolidação da democracia.

Uma das atuais iniciativas do OSB é a criação do Observatório Social de Curitiba. A propostafoi discutida nesta segunda-feira (2 de julho), às 19 horas, na sede do Conselho Regional de Contabilidade (Rua XV de Novembro, 2.987, Alto da XV).

Apartidários, os observatórios sociais são espaços para o exercício da cidadania, na medida em que contribuem para a melhoria da gestão pública. O Paraná é exemplo nacional neste campo. Concentra quase a metade dos 60 observatórios sociais do País, distribuídos em 11 Estados. A ação desses organismos, que reúnem mais de mil voluntários, possibilitou uma economia de aproximadamente R$ 100 milhões nas compras públicas em 2011.

O OSB é uma entidade sediada em Curitiba (Rua Heitor Stockler de França, 356, Centro Cívico). Telefone: (41) 3307-7058. E-mail: osb@osbrasil.org.br.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Foz do Iguaçu

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Padre Montoya, 490 - Sala 13
CEP: 85.851-080
Telefone: (45) 3198-9185
E-mail: fozdoiguaçu@osbrasil.org.br